17/12/2025 - 09h28m
Preços do arroz tem pequenas reações , mais Leilão de 890 mil toneladas pelo Governo . Charbel Felipe
Cepea, 17/12/2025 – Os preços do arroz em casca apresentaram pequenas reações nos últimos dias, sinalizando ter encontrado um patamar mínimo, apontam levantamentos do Cepea. Segundo o Centro de Pesquisas, além da retração de produtores, a maior influência da demanda de exportação em algumas regiões do Rio Grande do Sul explica os recentes aumentos de valores. Entre os compradores, pesquisadores relatam comportamento distinto. Enquanto algumas indústrias concentraram aquisições no início da semana passada, adotando posteriormente uma postura mais cautelosa, inclusive com a suspensão das compras até o início do próximo ano, outros agentes permaneceram ativos, sobretudo pela necessidade de recomposição de estoques. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)
A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) está orientando os produtores gaúchos a aderirem aos leilões de apoio à comercialização e ao escoamento de arroz anunciados pelo governo federal, em meio à crise enfrentada pelo setor orizícola no estado.
Realização de leilões dia 22/12/25 com subvenção econômica por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) de445 mil toneladas e ++ 445 mil toneladas Prêmio para Escoamento de Produto (PEP).
Os leilões pode colaborar para a redução dos estoques de passagem nos próximos meses e contribuir para a recomposição do mercado. A medida, conforme destaca a entidade, também ajuda a formar preços mais condizentes com a realidade do setor na próxima safra.
Atualmente, os produtores de arroz acumulam prejuízos médios entre R$ 20,00 e R$ 30,00 por saca comercializada. A persistência desse cenário, aponta a Federarroz, pode inviabilizar a atividade no Rio Grande do Sul, responsável por mais de 70% da produção nacional.
Fonte : Federarroz