17/10/2025 - 10h30m
Soja : Tendências de Mercado para 2025 / 2026
Soja : Tendências de Mercado para 2025 / 2026
As cotações futuras da soja seguem pressionadas na Bolsa de Chicago, com o aumento das tensões comerciais entre EUA e China. Os EUA impôs tarifa adicional de 100% a partir de 1o de novembro sobre produtos da China, em resposta ao que classificou como um movimento hostil do governo chinês para restringir exportações de terras raras.
Com o foco voltado ao plantio da safra 2025/2026, os produtores brasileiros estão afastados das negociações no mercado spot. (local) Esse comportamento eleva os valores domeÌsticos da soja e sustenta os preÌ‚mios de exportação no Brasil. A expectativa eÌ de que a demanda da China por soja brasileira cresça no uÌltimo trimestre deste ano, diante das incertezas na relação comercial entre EUA e China.
Entretanto, a China estaÌ postergando novas compras de soja principalmente por causa dos altos preÌ‚mios pagos pela soja brasileira, o que torna o grão do Brasil menos competitivo. A China ainda não assegurou a compra para os meses de dezembro e janeiro, apesar de jaÌ ter fechado parte dos embarques ateÌ novembro, inclusive com aquisições expressivas da Argentina.
Os preÌ‚mios da soja brasileira estão acima dos US$ 2,00 por bushel, enquanto as margens para esmagamento na China estão negativas, desestimulando compradores a fechar contratos com preços elevados. Para suprir necessidades no curto prazo, a China utilizaraÌ as reservas estatais e isso poderaÌ pressionar os preÌ‚mios no Brasil.
Fonte : COGO Inteligência em Agronegócio