17/09/2025 - 09h07m
Soja : Tendências de Mercado para 2025 / 2026
Soja : Tendências de Mercado para 2025 / 2026
A tendência é de cotações domésticas em alta até o final da atual entressafra, com a firme demanda de exportação, especialmente para a China, e a expansão do consumo interno de óleo de soja destinado à produção de biodiesel. A participação do óleo de soja na margem de lucro da indústria de esmagamento se igualou à do farelo, um cenário histórico.
Esse movimento reflete o avanço da demanda pelo óleo brasileiro, sobretudo por parte do setor de biodiesel. Nos últimos dias, a disputa pelo óleo está ainda mais acirrada, já que as indústrias de biodiesel estão ampliando as compras no mercado interno. Esse segmento conta com vantagens tributárias, como a isenção de ICMS.
Entre janeiro e agosto, 76,2% de todas as exportações brasileiras de soja em grãos foram destinados à China, a maior participação percentual da história. Essa demanda adicional da China, em detrimento da soja dos EUA – que está taxada em 23%, inviabilizando negócios – elevou fortemente os prêmios ( um extra por saco ) nos portos brasileiros ao longo de 2025 e mantém as negociações de prêmios para o primeiro semestre de 2026 no campo positivo.
Se um acordo comercial entre EUA e China for selado, os chineses deverão criar compromissos de compra ou simplesmente zerar a tarifa de importação da soja americana, o que elevaria as cotações futuras em Chicago, mas derrubaria os prêmios nos portos brasileiros.
Fonte : COGO Inteligência em Agronegócio