22/04/2025 - 09h40m
Soja : Tendências de Mercado para 2025 /2026
Soja : Tendências de Mercado para 2025 /2026
Os futuros da soja estão mais sustentados em Chicago, após a suspensão das tarifas recíprocas impostas pelos EUA para vários países, por 90 dias, com exceção da China. Isso trouxe certo alívio ao mercado, mas acirrou a guerra comercial com a China, que intensificou as importações de outros países, como o Brasil.
Vale lembrar que, no primeiro mandato de Trump e início da guerra comercial com a China, entre 2017 a 2019, as vendas de soja brasileira à China representaram mais de 80% do total, ante 70% da média histórica. Com a China retaliando os EUA e ampliando as compras de soja brasileira, os prêmios estão positivos nos portos desde o início do ano e em viés de alta no 2o semestre de 2025.
Cabe destacar que um eventual – e provável – acordo comercial entre EUA e China poderia alterar essa dinâmica de formação de preços, com alta dos futuros em Chicago e desvalorização dos prêmios nos portos brasileiros. Isso foi o que ocorreu no pacto da “Fase 1” do acordo EUA-China, em 2020, embora não tenha sido integralmente cumprido.
Nos EUA, as projeções apontam para uma redução de 4,1% na área plantada de soja na safra 2025/2026, mas essa redução poderá ser ainda maior diante da guerra comercial com a China e das margens negativas da cultura. Essa redução do potencial de produção nos EUA é um fator de sustentação para as cotações futuras no longo prazo, ao interromper a tendência de alta dos estoques globais.
Fonte ; COGO Inteligência em Agonegócio