Charbel Representações

Charbel News

Açucar

Preços do açúcar estáveis no inicio da safra, com baixa oferta de produto de qualidade

10/04/2025 - 09h37m

Preços do açúcar estáveis no inicio da safra, com baixa oferta de produto de qualidade . Charbel Felipe   

Açúcar: preço firme neste início da safra 2025/2026

Na primeira semana oficial da safra 2025/2026, os preços médios do açúcar cristal branco estão mais firmes no mercado spot de São Paulo. Diante disso, o movimento de queda, observado ao longo de março (último mês de entressafra 2024/2025), foi interrompido. A média do Indicador CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, é de R$ 140,25 por saca de 50 Kg, O que sustenta os valores é a maior frequência das vendas envolvendo o açúcar de melhor qualidade (Icumsa 150), que continua sendo ofertado a preços firmes. Ainda não há registro de vendas do cristal produzido nesta nova safra. Os volumes captados foram reportados como lotes remanescentes da safra passada.

Na Bolsa de Nova York, os preços do açúcar demerara subiram até a metade da semana passada, impulsionados por projeções de possível redução na produtividade dos canaviais do Centro-Sul do Brasil. Chuvas abaixo da média nos primeiros meses de 2025 e previsões indicando tempo mais seco geraram preocupações no mercado e resultaram em reduções nas estimativas de produção de cana-de-açúcar. Segundo o Rabobank, cortes na produção de açúcar em países como Índia e Tailândia também podem afetar a oferta global. O banco estima déficit de 3,8 milhões de toneladas na produção mundial de açúcar para a atual temporada (2024/2025).

No entanto, os preços do açúcar demerara perderam força e encerraram a semana passada em queda. Investidores estão preocupados com as novas tarifas de importação dos Estados Unidos, um dos principais importadores de açúcar do mundo. Segundo o próprio Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o país poderá importar 2,34 milhões de toneladas de açúcar na atual temporada (2024/2025). O contrato Maio/2025 na ICE Futures está cotado a 18,55 centavos de dólar por libra-peso.Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.