Charbel Representações

Charbel News

Açucar

Incêndios em SP  deixou o mercado do açúcar nervoso com estimativas de perdas ,elevando os preços

28/08/2024 - 10h52m

Incêndios em SP  deixou o mercado do açúcar nervoso com estimativas de perdas ,elevando os preços . Charbel Felipe 

Incêndios em SP podem elevar preços do açúcar

A StoneX avalia que os incêndios no estado de São Paulo podem ter comprometido um volume de até 4,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Esse cálculo leva em consideração o produto perdido na queima e a área cujo solo ficou comprometido e não deve produzir como inicialmente esperado. Assumindo que toda essa área é de cana-de-açúcar que estava prestes a ser colhida, com um TCH médio de 80 toneladas por hectare, há um potencial de impacto em 4,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

A previsão parte da avaliação da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), de perdas de 43% da produtividade nas áreas atingidas pelo fogo. Além do impacto imediato na safra atual, as queimadas também agravam as condições dos solos, já debilitados pela seca na última entressafra, o que gera preocupações para a temporada 2025/2026. O setor agora depende ainda mais das chuvas para mitigar os efeitos dessas adversidades climáticas. A situação em São Paulo já se reflete nos preços futuros do açúcar na Bolsa de Nova York.

Os contratos, que haviam caído abaixo dos 18,00 centavos de dólar por libra-peso na semana passada, reagiram e superaram a marca dos 19,00 centavos de dólar por libra-peso. A expectativa de perda produtiva e a necessidade de acelerar a colheita da cana-de-açúcar queimada impulsionaram essa alta. Especuladores que estavam vendidos devido às boas chuvas na Ásia podem reavaliar suas posições diante da nova realidade, potencialmente reanimando as compras no curto prazo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.