Charbel Representações

Charbel News

Arroz

Colheita do arroz no RS atinge 51%, preços são firmes com viés de alta .

17/04/2024 - 09h15m

Colheita do arroz no RS atinge 51%, preços são firmes com viés de alta .

 Charbel Felipe 

Preços do arroz se recuperam na primeira quinzena de abril

Suporte vem do ritmo mais lento de colheita, agravado pelas chuvas intensas dos últimos dias

Depois de acumularem queda de 5% em março, os preços do arroz em casca encerraram a primeira quinzena de abril em recuperação, com alta de 1,7%, conforme o Indicador Cepea/Irga-RS.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, o suporte vem do ritmo mais lento de colheita, agravado pelas chuvas intensas dos últimos dias. Além disso, produtores se mantêm retraídos, na expectativa de valorização no médio e longo prazos, diante da baixa relação estoque/consumo prevista para o final do ano-safra.

Também houve, conforme indicam pesquisadores do Cepea, presença mais ativa de compradores, o que favoreceu a liquidez nas negociações do casca no Rio Grande do Sul. Esse cenário está atrelado à melhora da demanda local e de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Fonte : VALOR e Globo Rural 

 Colheita do arroz 2023/2024 está atrasada no Brasil

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita das lavouras de arroz no País alcançava 52,9% da área prevista até o dia 14 de abril, avanço de 9,5% em uma semana e atraso de 19% na comparação entre as safras. Santa Catarina (84%), Tocantins (65%) e Goiás (60%) são os Estados mais avançados na retirada do cereal do campo. O Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz, está com 51% dos trabalhos concluídos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.