Charbel Representações

Charbel News

Açucar

Preços do açúcar estabilizam com demanda melhor .

15/01/2024 - 20h17m

Preços do açúcar estabilizam com demanda melhor . Charbel Felipe 

Açúcar: preços avançam com demanda aquecida

Em São Paulo, as negociações do açúcar cristal branco no mercado spot estão em maior ritmo. Alguns agentes buscam adquirir novos lotes de açúcar. Diante do maior interesse comprador, as usinas elevam os valores de suas ofertas, uma vez que grande parte do açúcar produzido segue contratado. Por sua vez, a demanda mais aquecida é atribuída à necessidade de reposição de estoques, após o período de férias coletivas. O Indicador do açúcar cristal branco CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, em São Paulo, está cotado a R$ 146,11 por saca de 50 Kg, alta de 2,33% nos últimos sete dias. No acumulado da parcial de janeiro, contudo, o Indicador apresenta baixa de 2,52%.

Além da demanda, os avanços nas cotações do açúcar demerara na Bolsa de Nova York também influenciam a valorização doméstica do açúcar. Há fortes especulações de que, caso a alta internacional do açúcar se mantenha, o preço do cristal no mercado doméstico volte a alcançar elevados patamares nesta entressafra 2023/2024. Na Bolsa de Nova York, os valores subiram com força no início da semana passada, mas recuaram ao longo do período. A produção recorde de açúcar na Região Centro-Sul do Brasil na atual safra 2023/2024 está dificultando avanços contínuos nas cotações do demerara na Bolsa de Nova York. Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), no acumulado (de abril/2023 até dia 1º de janeiro/2024), a região já produziu 42,053 milhões de toneladas de açúcar. 

Além disso, o regime de chuvas para a cana-de-açúcar na região e a boa remuneração para o açúcar em relação ao etanol podem levar a um novo recorde de produção da commodity na próxima safra 2024/2025, que se inicia oficialmente no dia 1º de abril/2024. O contrato Março/2024 na ICE Futures está cotado a 21,61 centavos de dólar por libra-peso, alta de 2,37% nos últimos sete dias.  Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.